O EP “Farm News” se inicia com a introdução de guitarra, em acordes dissonantes arpejados, da música L.O.V.E. Logo de cara a Dark New Farm apresenta uma característica que se repete ao longo do EP, que é a mistura de idiomas nas letras que, no caso de L.O.V.E transita pelo português e pelo inglês em partes alternadas. Essa é uma composição que apresenta guitarras bastante pesadas, vocal agressivo, baixo com timbre grave e, de modo geral, transita entre o New Metal e o Death Metal.
Em “Madre’, segunda música do EP, o riff da estrofe lembra muito Death, da fase “Symbolic” principalmente por conta do timbre de guitarra e do gutural esganiçado utilizado pelo vocalista nessa faixa. As mudanças de andamento e de clima chamam muito atenção nessa composição. Exemplo disso fica pela interpretação vocal que, na parte final da música, remete à influência de Mille Petrozza do Kreator. Essa música é um dos destaques do EP.
“Collision“ se inicia com o baixo, que apresenta um timbre gordo e uma execução bem sólida. Com a entrada da guitarra, a música ganha uma pegada que remete à “Dusted” do Sepultura. Novamente podemos ouvir aqui a versatilidade do vocal que consegue transitar por várias nuances dentro de seu estilo gutural. Essa composição é outro destaque de “Farm News”.
A música “LA Patria! La Fábula” começa com uma levada bem New Metal, com frases de guitarra que denotam certa influência de Korn. Nessa composição também estão presentes mudanças de andamento e de clima. Aqui também se verifica a alternância de idiomas nas letras.
“In Justice”, , traz influências de Six Feet Under, tratando-se de uma música bastante pesada e dinâmica. Percebe-se aqui, também a influênciat de Sepultura da fase “Arise”, principalmente no riff que é apresentado na parte final da música, cadenciado e com a guitarra abafada.
A música que fecha o EP, “Hushbaby” tem um riff inicial, que remete ao Hardcore Novaiorquino, mas logo a música prossegue com uma levada que novamente remete ao estilo do SIx Feet Under. Os vocais guturais esganiçados chamam a atenção nessa faixa, que também conta com uma guitarra extremamente pesada e densa. No meio da música há uma sessão que altera completamente o clima da composição, com um vocal mais limpo e desesperado, típico das bandas de New Metal do inpicio dos anos 2000. Essa é uma composição muito interessante.
A produção de “Farm News” não é primorosa, mas também não compromete a audição do trabalho. Um ponto a ser considerado pela banda em trabalhos futuros é a sincronicidade das bases de guitarra que, por diversas vezes, apresentam pequenos descompassos entre o canal direito e esquerdo (na audição em estéreo), que poderiam ter sido evitados com uma execução mais cuidadosa dos riffs mais pesados.
A bateria, de um modo geral, se apresenta de forma pesada e solida, contribuindo para a consistência das composições. No entanto, ainda que a execução seja boa, as linhas de bateria não apresentam nenhum detalhe que surpreenda ouvinte, o que não compromete nenhuma das músicas, mas também não as tornam memoráveis.
Chama muita atenção em “Farm News” a inusitada combinação de idiomas nas letras, que transitam concomitantemente entre o Inglês, o português e o espanhol. Essa característica, a princípio causa certo estranhamento, mas ao longo do trabalho é assimilada de forma mais natural e acaba por se tornar um diferencial muito interessante para banda.
Outro ponto a ser destacado é a temática das letras, que tratam de assuntos muito em voga contemporaneamente, como a violência contra as mulheres, o bullying e o preconceito de sobre orientação sexual. As críticas feitas pelo Dark New Farm são bem colocadas e contundentes, representando um ponto positivo para a banda.
“Farm News” se apresenta como um ótimo trabalho de estreia para a Dark New Farm, representando um ótimo passo para a banda, com qualidade suficiente para agradar aos fãs de música pesada, com uma ótima mescla entre o New e o Deatn Metal.
Via Rodrigo dos Santos (Vox Ígnea)
0 comentários:
Postar um comentário