terça-feira, 14 de fevereiro de 2023

Resenha: Khorium - A Plenos Pulmões - 2023

 O Power Trio carioca formado por Glaydson nas guitarras e vocais, Shalon na bateria e a Clarice no baixo lança seu novo disco, intitulado 'A Plenos Pulmões'.


Uma das coisas mais importantes, é uma banda conseguir alinhar o nome do trabalho ao disco em si. Quem conhece a Khorium, sabe que são corrosivamente ácidos na sua posição política, sem recados e diretamente com o dedo na ferida da falsa boa família criada a base de fake news pelo ex-presidente do Brasil.


O disco traz 12 composições de diversos temas, a gravação simples e mixagem/masterização devem ligar um alerta sobre a qualidade do material invés de quantidade de lançamentos e a falta que uma segunda guitarra faz para dar mais peso ao instrumental.


Porém destaco os grooves de Clarice, conceituada musicista carioca de barzinhos trazendo excelentes mpbs e pop rock, agora se consolida nos graves de uma banda que investe no modo literal ao peso da Khorium, que já saiu em revistas e em várias mídias especializadas, sempre com bons materiais para uma banda independente e autoral.


A presença do Rap nas músicas, fico balançado em rotular a banda entre um Rap Rock e o Rap Metal, algumas músicas são pesadas e outras um pouco mais cadenciadas. As escolhas surpreendentes na escalação das participações especiais como Clemente do Plebe Rude, Deivin que é um mc conceituado na sua área e o violeiro Rafael Inacio trazendo a nostalgia da viola de dez cordas, foram cruciais por um destaque diferenciado.


Acredito que o tema é um dos que mais deveriam ser debatidos e expostos com toda certeza, é uma visão de artista na qual deve ser respeitado e já era esperado vindo do Khorium a respeito, afinal a banda sempre se posicionou sobre e não seria diferente agora. As músicas curtas deixam gosto de 'quero mais' e são tiro certo para quem gosta de músicas objetivas, trazendo também um elogio para suas letras em língua pátria, visto que tem muita banda que quer críticar nosso sistema, mas canta em língua estrangeira levantando um certo desencontro e dificuldade na passagem da mensagem em si.


O ponto que destacaria seria diminuir a quantidade de discos e eps, e focaria em um material mais coeso em qualidade de gravação e produção, pois faria muita diferença na banda que tem um futuro promissor desde sempre.


Tracklist

1) Monopólio da Violência

2) A Miséria Útil de Cada Dia

3) Garrafa, Pano, Diesel, Gasolina

4) Feridas de Hesitação

5) Imunidade Tributária (feat. Clemente Nascimento)

6) Indignação Seletiva (feat. Deivin)

7) Sentindo Saudade do Céu

8) Alma Sebosa

9) Vida Maria (pt. I & II) (part. Rafael Inacio)

10) Ao Alcance do Tempo

11) Al Sur De La Frontera

12) Na Outra Margem do Rio



Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas