quinta-feira, 4 de junho de 2020

A banda do momento: Superchiadeira

Rafael Melo (@_rafael_melo)

Hoje a banda do momento está localizada em São Paulo. Akira Superchiadeira (Vocal/Guitarra),Guima Chiadeira (Baixo/Voz) e Henrique Reichert (Bateria) formam o Power Trio Superchiadeira. 

A banda é calcada no stoner rock com a magia do fuzz contaminando de forma positiva a todos os ouvidos fãs da boa música. O grupo tem formação recente, 2010, e chega no Metal Etílico comemorando o lançamento recente do seu EP "Elétrica". O trabalho tem 5 faixas muito bem produzidas, chamando a atenção na faixa "Salvação" por seu arranjo musical e principalmente pela letra apresentada, algo muito animador e que combina com o nosso programa.

Cada um dos integrantes fizeram a honra de dar uma conversada conosco, e o vocalista Akira começa nos contando sobre o nome da banda: "O nome faz uma referência á distorção, mais especificamente o fuzz. Acredito que todo guitarrista roqueiro inicia no instrumento já querendo tocar com distorção, é uma característica que deixa o timbre da guitarra mais atraente, agressivo e bonito. No entanto quanto mais distorção se usa, mais ruído se junta ao sinal, as vezes de maneira irritante rs. Essa "chiadeira" no som aparece sempre que acionamos a distorção. No caso do fuzz, é uma distorção mais barulhenta ainda, aquele lance de onda quadrada em comparação á distorção tradicional, valvulada. O nome da banda é uma auto-afirmação, pra deixar claro que fazemos um som barulhento em sua essência".

Quando perguntados sobre os projetos da banda, Guima toma a palavra junto do Akira:

Guima: "Em fevereiro lançamos o lyric video de Máquina canção do primeiro EP homônimo, no mês de março fechamos com a Abraxas records e preparamos o lançamento do segundo EP, no início de abril lançamos nosso segundo EP Elétrica contendo 5 faixas. Atualmente estamos trabalhando na composição de novas canções e bolando um vídeo para segunda metade do ano."

Akira: "Devido a pandemia tivemos que interromper Shows de divulgação, ensaios e reuniões da banda. No momento, estamos planejando como retomar nossas atividades e transmitir lives pois sabemos que a volta de shows pode demorar muito. Pretendemos nos manter ativos nesse período apesar de todas as dificuldades."

Sobre as particularidades sonoras da banda, Henrique, a cozinha musical da banda toma a palavra:

Henrique: "a banda tem uma pegada de rock mais pesado, com letras em português e
refrões diretos e marcantes, mas que agradam ouvidos variados, que vão do metal
até um rock mais pop e leve."

Guima: "Talvez a estética de nossas canções somado as letras em português
propositalmente simples, seja um elemento que nos diferencie."
Superchiadeira nos apresenta as maiores influências da banda: Nebula, Fu Manchu, The Atomic Bitchwax, Monster Magnet, Queens of the Stone Age, Dozer, Black Sabbath. Enquanto Henrique fala sobre a cena musical: "na minha opinião, o mainstream hoje é formado pelas mesmas bandas já antigas do rock nacional. O que aparece de bandas novas é algo bem pulverizado, com bandas ligadas, principalmente, ao indie rock e influências de mpb, que estão ganhando destaque em festivais, algumas rádios e outras mídias".

Ao perguntarmos sobre qual música da banda é o cartão de visitas e o por que, cada integrante deu a sua opinião:

Akira: "Na minha opinião é Salvação, do nosso segundo EP. O contexto da letra
que fala sobre esperança em forma de música sempre me lembra dos motivos que
me levaram a formar uma banda, de querer compor". 

Henrique: "concordo com o Akira. Salvação tem sonoridade e letra poderosas, o refrão
fica na cabeça e dá um respiro para os que ainda acreditam no rock".

Guima: "Eu poderia citar Encruzilhada canção do primeiro EP, mas aí tem a Joe,
essa a galera costuma abrir uma lata de cerveja e cantar a plenos pulmões, já a
Salvação do novo EP, ela é muito importante pra mim devido ao momento de
pandemia que vivemos, o refrão funciona como uma espécie de mantra: "A
Salvação veio do Rock".

Então para encerrarmos o bate papo com classe e fuzz, confira na íntegra o EP "Elétrica".

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas