E aí galera do metal, tudo certo?
A pergunta que eu mais recebi nas redes sociais nos últimos dias foi:
-"Mas você não vai falar sobre Lords Of Chaos?"
Certo. Eu poderia ficar aqui por HORAS falando sobre isso.
A história é uma das mais famosas do mundo do metal.
Se você não conhece a história do Black Metal, ESSE TEXTO CONTÉM SPOILERS.
O filme trás três destaques principais:
• Øystein Aarseth, o jovem guitarrista e criador do Mayhem, mais conhecido como Euronymus.
• Per "Dead" Ohlin, vocalista do Mayhem. Um jovem depressivo, aficcionado pela morte após ser dado como morto por alguns minutos na infância.
• Varg Vikernes, (nascido Kristian Vikernes, mas mudou o nome para "Varg" em 1993). Retratado como um rapaz tímido que só queria se enturmar, foi baixista do Mayhem na segunda formação da banda.
Ele também é conhecido como Burzum (nome do seu projeto solo).
Suicídio, canibalismo, igrejas queimadas e assassinato embalam a história da banda mais sangrenta de todos os tempos.
Porém, vale lembrar que como o próprio diretor avisa no início do filme, é "baseado em fatos reais e mentiras".
Falando em diretor, o filme é dirigido por Jonas Åkerlund, ex- baterista do Bathory.
A licença poética fez Euronymus mocinho e Varg vilão, uma versão bem romantizada daquilo que contam.
Também inventaram uma namorada fictícia para dar um ar mais humano a Euronymus, já que até onde se sabe, nunca se ouviu falar dele com alguém.
Lembrando que sobre o assassinato, só temos a versão do Varg.
No elenco, temos sobrenomes conhecidos como Rory Culkin (exatamente, o irmão caçula do Macaulay Culkin) como Euronymus, e Jack Kilmer, filho do Val Kilmer no papel do Dead.
Dos três personagens de destaque, me chamou muito a atenção a bela atuação de Kilmer.
Toda a parte de caracterização, trejeitos, atuação, foi incrível.
Por outro lado, Emory Cohen (do seriado The OA) trouxe um Varg Vikernes que na minha opinião (e na opinião do próprio Varg) é uma decepção.
Um personagem bobo, não parece nem um pouco com o jovem Varg das imagens da época, e sem o olhar sarcástico e psicótico que vemos nas reportagens e fotos.
Ainda sobre o elenco, temos Sky Ferreira, uma atriz, modelo e cantora filha de um brasileiro como a namorada fictícia de Euronymus.
Existem comentários sobre o ator que fez o papel de Attila Csihar ser o filho do próprio Attila, mas eu não encontrei fontes suficientes para comprovar o boato.
A nota que eu daria seria um 7.
Não é de tanto ruim, mas como eu sempre esperei um filme sobre essa história, eu esperava mais, sem contar as licenças poéticas que modificaram algumas partes da história.
Segue depoimentos de outras pessoas que assistiram ao filme:
"Lords Of Chaos mostra coisas bem bizarras. Eram basicamente adolescentes mimados que os pais pagavam tudo, inconsequentes e com toques de psicopatia e querer parecer do mal.
Quando o Euronymous tentou sair, já havia feito a cabeça do Varg"
- Caio Botrel, colega do Metal Etílico.
"Bom, eu achei o filme muito bom! Bem feito.... Com verdades, mentiras, versões cruas ou romanceada da história da criação de um dos braços importantes do metal.
Como em todos os estilos, muito se fala, pouco se faz... Ainda bem, porque se fizessem tuuuudo que falam, estariam presos muito antes.
E guardada as proporções, como sempre falei, a purpurina rola solta em todos os braços do metal, a vaidade faz parte da cena!"
- Caroline dos Santos, Professora e Coordenadora Pedagógica.
"O filme mostra uma cultura única, de extremismo, de revolta ideológica. Baseado em fatos reais porém não claros pois quem fez estes atos ainda tem o que esconder devido a lei. Acredito que se sair um livro pré fim de vida vai trazer a tona muito mais, porém para os iniciantes que já não vêem a raiz de um gênero insano, é um bom meio de introdução.
Tantas culturas à tona, política doentia em nosso país, e o caos instaurado, eis que lançam este filme, que para mim, vai influenciar cabecinhas a certos atos."
- Wendell Pivetta, Redator Chefe do Metal Etílico.
E você, assistiu Lords Of Chaos?
O que achou?
Me conta aqui no site ou lá no meu Instagram @lenunnes_
Até a próxima!
0 comentários:
Postar um comentário